Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Estudo Nacional de Prevalência de Infeção em Cuidados Continuados

As Unidades de Cuidados Continuados (UCCI) colocam um desafio particular à prestação de cuidados de saúde, uma vez que doentes vulneráveis convivem em estreita proximidade e partilham contactos sociais comuns. A frequência de infeções associadas à prestação de cuidados de saúde (IACS) entre residentes de cuidados continuados é comparável às taxas observadas nas unidades de cuidados de agudos, como destacado pelo estudo piloto realizado, em 2010, em Portugal.

A necessidade da realização de um Estudo alargado a todas as UCCI prende-se com a preocupação que as infeções associadas aos cuidados de saúde (IACS) constituem na atualidade, não só para os hospitais, como também para as UCCI e, com a importância de conhecer a dimensão do problema para se poder implementar melhorias em relação aos problemas identificados.

O Estudo será realizado entre 21 de maio e 8 de junho de 2012, na mesma altura em que se realiza o estudo de prevalência de infeção a nível dos hospitais, de forma a obter uma panorâmica das IACS no país.

Os objetivos deste estudo são: estimar a prevalência de IACS e utilização de antimicrobianos nas UCC e de reabilitação e fornecer às UCCI um instrumento padronizado que permita identificar alvos para as intervenções de melhoria de qualidade.

Será utilizado o protocolo europeu “Healthcare Associated Infections in Long Term Care“ (HALT). Para a implementação deste estudo terá que ser realizada formação a todos os profissionais que vão estar envolvidos na sua aplicação ao nível das Unidades.

Documentos a anexar:

 

 

 

Na Região do algarve todas as unidades de Cuidados Continuados aderiram a este estudo.

Cada UCC nomeou um responsável pela implementação do ENPI .

Foi feita formação para preparação do estudo no laboratório de saúde publica Laura Ayres com a coordenadora do PNCI em articulação com o Grupo Coordenador Regional de CI.

Voltar
RSE - Area Cidadão
elementum commodo vulputate, Sed at ut Praesent elit. luctus consectetur sed