Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Algarve e Andaluzia promoveram 3ª Reunião de Cooperação em Projectos na área da Saúde Neonatal e Materno-Infantil

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil.jpgRealizou-se no dia 12 de Abril de 2012, em Huelva, no Hospital Juan Ramón Jiménez, a terceira reunião entre os representantes das Regiões do Algarve e de Andaluzia, de dois Projectos, na área da Saúde da Mulher e da Criança, aprovados no âmbito do POCTEP/Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (2007 – 2013), denominados «Neonatal – Desenvolvimento dos Cuidados Neonatais na Região Transfronteiriça Algarve -Andaluzia» que tem como objectivo aumentar a segurança dos cuidados de saúde à população infantil em situação crítica e o «Materno-Infantil – Desenvolvimento dos Cuidados na área Materno-Infantil na Região Transfronteiriça Algarve-Andaluzia» que pretende promover e desenvolver uma Rede conjunta de infra-estruturas logísticas de cooperação sanitária no âmbito dos cuidados na área materno-infantil.

No decorrer destas reuniões foi decidido iniciar o processo de aquisição de equipamentos para o apoio neonatal e materno no Hospital de Faro, como por exemplo, a aquisição de incubadoras e mesas articuladas de parto para parturientes com deficiência, e por outro lado, a implementação de atividades formativas e de investigação conjuntas aos profissionais das duas regiões transfronteiriças, prevendo-se que ambos os projetos tenham o seu término em 2013.

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil_2.jpgA reunião que contou com a delegação do Algarve, representada pela Diretora do Departamento de Estudos e Planeamento da ARS Algarve IP, Dra. Ana Cristina Guerreiro, e pelo Responsável de ligação para Projectos Internacionais ARS Algarve IP, Dr. António Pina,  e da delegação de Andaluzia, representada pelo Director Gerente do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Rafael Garcia Vargas-Machuca, pelo Director Económico do Hospital Juan Ramón Jiménez, D. Augustín Ortega Garcia, pela Chefe de Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / Serviço Andaluz de Saúde, Dona Maria Aranzazu Irastorza Aldasoro, pela Sub Direcção de Acessibilidade e Continuidade Assistencial do Serviço de Estratégias e Continuidade Assistencial / SAS, D. Joaquim Ramos Solís.

A ARS Algarve IP e o Servicio Andaluz de Salud integram ainda outras parcerias financiadas pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal – POCTEP (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), da União Europeia 2007-2013) que tem como objetivo a criação de estruturas de saúde de utilização comum, tanto funcionais como físicas, contemplando a criação de um Observatório de Saúde, cujos principais objetivos são analisar e acompanhar problemas de saúde nas duas regiões e proporcionar formação conjunta e contínua de profissionais de saúde do Algarve e da Andaluzia em áreas como a Obesidade, Cuidados Paliativos, Violência de Género, Gestão Ambiental, Prevalência da Esterilidade, Reabilitação Cardíaca, Detecção Precoce do Cancro e Saúde da Mulher e da Criança.

abril_2012_reuniao_projeto_neonatal_maternoinfantil.jpg
Voltar
RSE - Area Cidadão
accumsan libero Praesent id Nullam risus. mattis massa ante. Phasellus libero.