Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Dia Europeu do Antibiótico 2014

Esta iniciativa pretende alertar para a necessidade de promover o uso racional dos antibióticos

Todos os anos, a 18 de novembro, celebra-se o Dia Europeu dos Antibióticos. Este ano, o objetivo central deste dia é aumentar a consciencialização dos cidadãos sobre os riscos da automedicação.

A comemoração deste dia é uma iniciativa do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), em cooperação com as autoridades de saúde dos países da União Europeia, incluindo Portugal.

Nos últimos anos, a resistência aos antibióticos aumentou ao ponto de constituir uma importante ameaça à eficácia futura destes medicamentos. Aliado à ausência de novos tratamentos com antibióticos, o aumento do número de bactérias resistentes aos antibióticos constitui já um grave risco para a saúde pública.

Como se sabe, a resistência aos antibióticos está associada à intensidade e ao modo de utilização dos antibióticos. Na medicina humana, a maior parte dos antibióticos (80-90 %) são utilizados no âmbito dos cuidados de saúde primários. A automedicação com antibióticos inclui não só a venda de antibióticos sem receita médica, como a utilização sem necessidade de sobras de antibióticos que as pessoas têm em casa. Neste contexto, o/a médico/a de cuidados de saúde primários e farmacêuticos desempenham um papel particularmente importante, porquanto os antibióticos devem ser prescritos e dispensados de forma responsável e utilizados corretamente.

Alguns inquéritos recentes (por exemplo, o Eurobarómetro) revelaram que, em todos os países, a esmagadora maioria dos doentes compra antibióticos com receita médica. No entanto, uma obstinada minoria de doentes continua a obter antibióticos sem receita médica (3 %) ou a recorrer a antibióticos que sobraram de prescrições anteriores (2 %). A gravidade do problema varia de país para país. É, pois, objetivamente necessário promover a utilização adequada dos antibióticos junto dos doentes dos cuidados primários em toda a Europa.

É fundamental o contributo dos médicos, farmacêuticos e outros profissionais de saúde na sensibilização da opinião pública para uma utilização prudente dos antibióticos. Devido ao facto de estarem diariamente em contacto direto com doentes, ninguém está em melhor posição para influenciar a perceção e as atitudes que os doentes têm em relação às doenças de que sofrem e ao que consideram ser a sua necessidade de antibióticos.

Na Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, este dia será assinalado junto dos profissionais de saúde e utentes, através da divulgação de material de informação alusivo a esta temática.

Através dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) será ainda divulgado um texto destinado ao público em geral «Automedicação com antibióticos: mensagens-chave destinadas ao público em geral» o qual será colocado nas salas de espera de cada Unidade Funcional de Saúde, no dia 18 de novembro.

Será também enviada uma carta a todos médicos de medicina geral e familiar e aos farmacêuticos das farmácias da comunidade da nossa Região, para que estes aproveitando a grande proximidade aos utentes e publico em geral os sensibilizem para uma utilização prudente dos antibióticos.

A DGS vai comemorar o Dia Europeu do Antibiótico 2014, com uma Sessão de âmbito nacional que se realizará no dia 18 de novembro, no auditório do INFARMED (Parque da Saúde).

A sessão terá como objetivo a partilha e discussão experiências de boas práticas no País na área de apoio à prescrição de antibióticos (consultoria/stewardship), salientando exemplos de boa articulação de intervenções de prevenção e controlo de infeção com intervenções de regulação do uso de antibióticos

A sessão da manhã será dedicada aos profissionais dos Hospitais. A sessão da tarde será dedicada aos profissionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde e das Unidades de Cuidados Continuados.

A inscrição dos interessados deve ser efetivada em formulário disponibilizado na página da DGS no seguinte link: http://www.dgs.pt/programas-de-saude-prioritarios/dia-europeu-antibiotico-em-portugal.aspx

Materiais de apoio e divulgação

O conjunto de materiais disponibilizados destinam-se a promover o uso adequado e responsável de antibióticos, em particular junto das pessoas que se automedicam com antibióticos. Dirigidos especificamente à população

O público-alvo deste material é a população ativa, ou seja as pessoas que exercem uma atividade laboral, com idades compreendidas entre os 18 e os 55 anos.

Mensagens-chave destinadas ao público em geral: Automedicação com antibióticos

ECDC – Dia Europeu do antibiótico

ECDC – Dia Europeu dos Antibióticos – Histórias de doentes

ECDC – Dados e relatórios – Resistência a antimicrobianos e consumos 

Posters: 

1. Campanha da ECDC – Dia Europeu do antibiótico 2014

2. Campanha da ECDC – Dia Europeu do antibiótico 2014

3. Campanha da ECDC – Dia Europeu do antibiótico 2014

Para aceder ao arquivo de materiais informativos sobre o Dia Europeu do Antibiótico 2013, clique aqui.

Dia Europeu dos Antibóticos
Voltar
Area Cidadão
dolor. Aliquam leo et, risus sem, amet, mattis