Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Dia Europeu dos Antibióticos 2013

No dia 18 de novembro assinala-se o Dia Europeu dos Antibióticos. Uma Iniciativa do do European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), à qual Portugal aderiu, que pretende alertar os profissionais e o público para a necessidade de promover o uso racional dos antibióticos, a fim de manter a sua eficácia e prevenir a emergência de microrganismos multirresistentes.

Os dados mais recentes confirmam que, na União Europeia, o número de doentes infectados com bactérias resistentes aos antibióticos está a aumentar, sendo este facto uma importante ameaça para a saúde pública.

O uso responsável de antibióticos pode ajudar a evitar o desenvolvimento de bactérias resistentes e a preservar a eficácia dos antibióticos para as gerações futuras.

O Dia Europeu dos Antibióticos pretende sublinhar a importância para a utilização dos antibióticos de forma responsável e pôr termo ao seu consumo desnecessário, isto é, perceber que a toma de um antibiótico exige a sua prescrição por um médico e que as instruções do médico sobre a forma adequada de o tomar devem ser escrupulosamente respeitadas.

A ARS Algarve IP associa-se a esta iniciativa e disponibiliza os seguintes materiais informativos da Direção Geral da Saúde alusivos a esta temática para que possam ser utilizados em prol desta causa tão importante:

Informação para os Profissionais de Saúde em geral

Informação para os Médicos de Medicina Geral e Familiar

Informação para os Cidadãos 

Diálogo com o doente

Folheto para o público

Cartazes publicitários do Dia Europeu do Antibiótico:

 

 

 

 

Cartaz 1

 

Cartaz 2

Cartaz 3

Memorando da Aliança Intersetorial para a Preservação do Antibiótico (APAPA)

Logótipo da Campanha do Dia Europeu dos Antibióticos

Modelo de Apresentação do Dia Europeu dos Antibióticos

A ARS Algarve IP através do Grupo Coordenador Regional de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos preparou um breve questionário onde pretende avaliar o nível de conhecimento do cidadão sobre a utilização dos antibióticos.

O preenchimento do questionário é rápido, simples e anónimo. Colabore!

Para responder ao questionário, clique aqui. (https://docs.google.com/forms/d/1LY8j5I3LwjfEFnkYvRcw6FTiX6MbZHCj3O8dU3Kb1kQ/viewform)

Fonte: Grupo Coordenador Regional de Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos

Voltar
Area Cidadão
consequat. venenatis eleifend justo vel, elementum