Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Formação em Cuidados Paliativos, Observatório de Saúde Algarve – Andaluzia, peça teatral «Óscar e a senhora cor-de-rosa»

Integrado no Plano de Formação em cuidados paliativos no âmbito do Projecto «Observatório de Saúde da região transfronteiriça Algarve – Andaluzia», integrado no Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha – Portugal 2007 – 2013 (POCTEP) da União Europeia e com o objectivo de proporcionar novos contextos de aprendizagem e de desenvolvimento pessoal ao longo da vida, decidiu a ARS Algarve, utilizar como estratégia de sensibilização dos profissionais de saúde da região do Algarve, que de alguma forma, exercem a sua actividade na dimensão dos cuidados paliativas, a expressão dramática através do teatro-formação.

Assim, a Administração Regional de Saúde do Algarve IP organiza nos dias 18 ou 19 de Novembro de 2010, no Centro de Artes Performativas do Algarve (CAPA) em Faro, às 17:00 horas, a apresentação da peça teatral «Óscar e a senhora cor-de-rosa» baseado na obra literária de Eric Emmanuel-Schmitt, com a participação da actriz Lídia Franco, numa produção do Teatro Nacional D. Maria II (Joaquim Nicolau Produções).

Na peça pretende-se «escrever a história de uma criança que vai morrer, vitimado pela leucemia, e que, nos seus últimos dias de vida, trava amizade com uma ex-lutadora de wrestling, agora voluntária na área de pediatria de um hospital de oncologia. Para ajudar a viver melhor o seu jovem amigo, a Vovó Cor-de-Rosa (assim chamada por causa da bata cor-de-rosa que usam as voluntárias nos hospitais franceses), diz-lhe que, a partir daquele momento, cada dia equivale a dez anos, e que deverá contar a “grande aventura da sua vida” a Deus, numa sucessão de cartas que mais se assemelhe a um diário»

 Imagem

No final da apresentação da peça «Óscar e a senhora cor-de-rosa» poderão ser discutidos, entre os participantes, aspectos relacionados com a comunicação entre profissionais e pacientes no âmbito dos cuidados paliativos.

Esta acção de formação, sendo necessária a inscrição prévia gratuita através do mail secformacao@arsalgarve.min-saude.pt, destina-se a profissionais de saúde dos Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) e dos Hospitais do Algarve com a actividade na área dos cuidados paliativos a indicar pelas Direcções e Conselhos Clínicos.

Imagem
Voltar
RSE - Area Cidadão
vulputate, leo eleifend Sed leo. quis