Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

previous arrow
next arrow
Slider

Consulta de Saúde do Viajante

A consulta de saúde do viajante destina-se aos cidadãos que pretendam viajar para fora da Europa. As consultas de saúde do viajante são efectuadas por médicos especialistas em doenças infecciosas e em medicina tropical (componente viagens).

Para que servem as consultas de saúde do viajante?

  • imagemPara aconselhar as medidas preventivas a adoptar antes, durante e depois da viagem. Estas medidas incluem a vacinação, medicação preventiva da malária, informação sobre higiene individual, cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem, e outros aspectos para que deve estar alerta quando viaja. Também lhe podem ser fornecidas informações sobre a assistência médica e segurança no país de destino e aconselhamento sobre a farmácia que o viajante deve levar consigo;
  • Para avaliar as condições de saúde do viajante antes da viagem, nomeadamente grávidas, crianças, idosos, indivíduos com doenças crónicas sob medicação, entre outros;
  • Para prestar assistência médica após o regresso, diagnosticar problemas de saúde possivelmente contraídos durante a viagem, e para efectuar o controlo periódico de indivíduos que passam temporadas prolongadas em países ou regiões onde o risco de contrair doenças é elevado.
  • Para administrar vacinas, incluindo a da febre amarela, e passar o respectivo certificado internacional.

Quais são as vacinas obrigatórias?

  • imagemO Regulamento Sanitário Internacional em vigor estipula que a única vacina que poderá ser exigida aos viajantes na travessia das fronteiras é a vacina contra a febre amarela. Nesse sentido, todos os Centros de Vacinação Internacional devem administrar a vacina contra a febre amarela a todos os utentes que a eles se dirijam, desde que portadores de prescrição médica.
  • No entanto, alguns países não autorizam a entrada no seu território sem o comprovativo de vacinação contra outras doenças. É o que acontece com a vacina contra a doença meningocócica, imposta pela Arábia Saudita aos peregrinos que se dirigem a Meca. A Arábia Saudita exige ainda, como outros países, a vacina contra a poliomielite, a quem é proveniente de um dos quatro países onde o vírus é endémico (Afeganistão, Nigéria, Paquistão e Índia).

Que outras vacinas são aconselhadas?

  • Depende para onde pretende viajar. É precisamente para o aconselhar e informar que existem as consultas de saúde do viajante. As vacinas mais indicadas, em função do destino, são as que protegem contra as seguintes doenças: cólera, difteria, encefalite japonesa, hepatite A, hepatite B, gripe, raiva, tétano e febre tifóide.

Onde são as consultas de saúde do viajante e os centros de vacinação internacional? 

  • Há consultas e centros de vacinação internacional espalhados por todo o país, sendo que na região de saúde do Algarve realizam-se:

Localização Centro de Saúde de Faro

Morada: Urbanização Graça Mira

Lejana de Cima

8009-003 Faro

A Consulta do Viajante tem duas ofertas:

1- Aconselhamento de enfermagem e vacinação internacional (com prescrição médica);

2 – Consulta médica com marcação prévia (preferencialmente entre 4-5 semanas anterior à viagem) e respetiva vacinação dos utentes após consulta.

O meio preferencial para pedido de consulta deverá ser através do e-mail: consulta-viajante@acescentral.min-saude.pt, para além do pedido presencial no horário do aconselhamento de enfermagem. Poderá também ser utilizado o telefone geral 289 830 300 (Ext:379, Ext: 351).

Atendimento de Enfermagem e Vacinação internacional – (O utente deve ser portador de prescrição médica das vacinas a efetuar).

Documentos necessários:

  • Boletim de Vacinação Nacional e Internacional (se já o possuir),
  • Bilhete de Identidade/Cartão do Cidadão, Cartão do SNS.

 


Localização Centro de Saúde de Portimão

Unidade de Saúde Pública de Portimão

Morada: Rua Manuel Dias, 8500-723 Portimão
Telefone: 282 420165
Fax: 282 420168
Horário da Consulta:
  • Segundas das 9.00 às 13.00 horas  e das  14.00 às 17.00 horas
  • Sextas feiras das 8.30 às 10.30 horas

Marcação prévia, por telefone ou presencial, com um mínimo de quinze dias de antecedência à data da viagem.

Vacinação Internacional: No mesmo horário da consulta.

Voltar
RSE - Area Cidadão
sem, libero eleifend venenatis facilisis non id accumsan Aenean